Previsão do Mar

Breve História do Surf em Portugal



Tal como não é possível definir com total exactidão o início do surf no mundo, também não o é possível fazer no que toca à realidade portuguesa, ainda assim, seguem-se algumas datas importantes para o surf lusitano:
Em 1946 foi criado em Carcavelos e na Parede o 1º clube de Bodysurf de Portugal, nesta altura só se surfava com o peito ou com uma prancha de cortiça mas deitado sobre a prancha.  
O surf com prancha e em pé teve início no fim dos anos 50, princípio dos anos 60 através de pranchas adquiridas em Biarritz – França, na época o centro do surf europeu, resultado provavelmente da presença das tropas americanas neste país durante e depois da 2ª grande guerra, que trouxeram as pranchas de uma Califórnia que na altura vivia um incrível surf-boom. 
O pioneiro ou pai do surf português, foi um surfista de nome Pedro Lima que viveu na época uma autêntica aventura pois não existiam surfistas e praticamente nenhum material documentado sobre surf em Portugal o que o obrigou a ser um autodidacta. Entre outras aventuras podem-se referir a título de exemplo as várias vezes que os primeiros  surfistas portugueses foram repreendidos ou até presos pelos “cabos de mar ” que eram na época a autoridade presente nas praias, pois estes desconheciam aquele objecto apelidado de prancha  e julgavam que os surfistas eram banhistas irresponsáveis que não respeitavam as bandeiras vermelhas de proibição de entrar no mar.
Desde então os anos foram-se passando sendo que especialmente depois do 25 de Abril e de uma forma muito tímida o surf foi ganhando adeptos, até que nos anos 80, o surf deu um salto enorme no número de praticantes, instalou-se definitivamente de norte a sul do país ao ponto de ser hoje em Portugal tal como no resto do mundo o desporto que mais adeptos ganha por ano, o que consequentemente deu origem a que o surf seja um desporto que o comum dos mortais sabe facilmente identificar.
Em 1987 Portugal fez-se representar pela 1ª vez  enquanto Selecção Nacional de Surf por ocasião do Campeonato Europeu de Surf Selecções – o Eurosurf 87, realizado em França e em que a nossa selecção terminou num honroso 4º lugar. 
Em 1988 é criada a Federação Portuguesa de Surf. 
Em 1989 surge o 1º Circuito Nacional de Surf, composto apenas por 3 etapas e vencido pelo surfista da Caparica – Bruno Charneca “ Bubas ”.Também neste ano Portugal organiza um Campeonato Europeu de Surf Selecções, o Eurosurf 89 que teve lugar em Aveiro e em que Portugal terminou em 3º lugar. Ainda em 1989 e pela 1ª vez teve lugar em águas lusas uma etapa do mundial de surf, vencida pelo surfista Rob Bain, numa final chuvosa com uma assistência de mais de 2000 pessoas. 
Em 1990 verifica-se o reconhecimento mundial da qualidade das ondas portuguesas através da exposição mediática de um campeonato espectacular – o mundial de surf da Ericeira – Buondi – Pro. 
Em 1991 tem lugar a 1ª prova nacional ( Espinho ) com premiação em dinheiro e um  surfista nacional – Dapin, sagra-se vice-campeão europeu de surf. Em 1992 a Selecção Nacional Portuguesa acaba em 9º lugar na 1ª vez que disputa o mundial amador de selecções.
Também neste ano o surf chega às televisões através do programa “ Portugal Radical ” da Sic, que se torna num programa de culto de uma geração de jovens portugueses e torna o surf conhecido a todos. 
Em 1993 tem início o Circuito Nacional de Esperanças, um conjunto de provas que impulsiona o futuro do surf nacional e que tem como estrela promissora o jovem surfista André Pedroso. 
Em 1996 a Selecção Portuguesa termina em 7º lugar no World Surfing Games ( uma espécie de Jogos Olímpicos do Surf que substituem o antigo mundial amador ). Pela 1ª vez Portugal recebe a elite do Surf Mundial numa prova da 1ª divisão do surf – World Championship Tour of Surfing, para a história fica a vitória do surfista nacional Bubas face ao na altura tetra-campeão do mundo – Kelly Slater. Ainda em 1996 Portugal sagra-se Campeão Europeu de Juniores. 
Em 2000 Tiago Pires “ Saca ” termina num 2º lugar histórico numa das provas de surf profissional mais emblemáticas do mundo em Sunset Beach – Hawaii, naquela que foi provavelmente a prova que mais visibilidade deu ao Surf Português a nível mundial.
Em 2008 Portugal verá pela 1ª vez um surfista nacional – Tiago Pires “ Saca ” entre os 44 melhores surfistas do mundo a disputar a “ 1ª  divisão ” do Circuito Mundial de Surf.  
Bibliografia de Apoio: SurfPortugal nº 50 e 53.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário :